À Associação Angolana de Bancos – ABANC, têm chegado notícias de forma insistente de que o BNA terá orientado os bancos comerciais a procederem à conversão em moeda nacional dos valores em moeda estrangeira depositados por residentes.
A esse respeito a ABANC esclarece o seguinte:
- As referidas notícias não correspondem à verdade, na medida em que não foi emitido qualquer Aviso ou Instrutivo, instrumentos utilizados pelo BNA, para alterar regras e procedimentos a adoptar pelos Bancos;
- O Aviso nº 3 de 2009, de 05 de Junho, regula os termos e condições para abertura e movimentação de contas em moeda estrangeira.
Assim, a ABANC reafirma que o sistema bancário nacional continua a receber depósitos em moeda estrangeira, e a permitir a sua movimentação, nos termos da regulamentação em vigor acima citada.
Luanda, 21 de Setembro de 2015
ASSOCIAÇÃO ANGOLANA DE BANCOS
Amílcar Azevedo da Silva
Presidente da Direcção